15 outubro, 2025

𝐓𝐡𝐞 𝐆𝐥𝐞𝐧𝐧 𝐌𝐢𝐥𝐥𝐞𝐫 𝐎𝐫𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚


 𝐓𝐡𝐞 𝐆𝐥𝐞𝐧𝐧 𝐌𝐢𝐥𝐥𝐞𝐫 𝐎𝐫𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚

Quem viu e ouviu, viu e ouviu, quem andou distraído, certamente não terá outra oportunidade e quando chegou à bilheteira, já os bilhetes estavam esgotados, na carteira de muitos fãs.

A vinda da 𝐓𝐡𝐞 𝐆𝐥𝐞𝐧𝐧 𝐌𝐢𝐥𝐥𝐞𝐫 𝐎𝐫𝐜𝐡𝐞𝐬𝐭𝐫𝐚 a Vila Real é um acontecimento que proporcionou momentos únicos e mágicos, numa noite memorável de jazz e os espectadores encheram o teatro no dia 9 de Outubro.

Muito obrigada, Douro Jazz!!!

Tenho assistido a muitos espectáculos de jazz de qualidade, mas Glenn Millher Orchester é outro patamar mais elevado.

Desde o início que me convidou a viajar na memória, porque as suas músicas estiveram presentes em muitos momentos na vida de cada um dos presentes, jovens e menos jovens.

As suas músicas associam-se a “glamour” momentos de encanto, fascínio, brilho e elegância, e assim alimentei a minha viagem durante o espectáculo. São músicas intemporais que nos oferecem uma certa energia  e alegria contagiantes, já um pouco esquecidas dentro de nós. Recordei filmes, recordei cerimónias, recordei festas daquelas de mulheres vestidas de longos vestidos e os cavalheiros vestidos de fatinho ou até de casaco de asa de grilo e sapato de verniz, e até recordei a TAP, quando era uma companhia aérea de prestígio e acolhia os seus viajantes com música de fundo desta orquestra.

Dançariquei, ainda adolescente, “In The Mood” em noites tropicais, mas sem dúvida foi “Moonlight Serenade”, quem me acompanhou como som de fundo em muitas horas de muitas leituras e muitos rabiscos, em noites solitárias.

Quem diria que numa bela noite de 2025, eu teria oportunidade de estar num espectáculo com eles? Nunca imaginei.

Glenn Miller nasceu em 1904, foi um músico de jazz, transformou-se num organizador de orquestras ligeiras masculinas, morreu em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, num avião norte-americano, a atravessar o Canal da Mancha. Deixou um legado e após a sua morte, a Glenn Miller Orchestra foi reconstituída, passou por várias fases e continua a apresentar-se ao público até hoje. E ontem foi aqui, chegou a nossa vez.

No dia 9, os músicos entraram em palco vestidos com casaco vermelho e lacinho preto, radiantes e a criar de imediato empatia com o público, que se lhe desse corda, trauteariam as músicas que tocavam. A média de idades é elevada, mas a sua música é brilhante. O maestro Ray McVay, apesar de muito idoso e fisicamente debilitado, dirigiu brilhantemente 20 músicos talentosos, que tornaram a noite numa das mais especiais deste teatro. Glenn Miller também influenciou muitos músicos e bandas que seguiram os seus passos. O seu legado continua vivo até hoje, com a sua música permanecendo popular em todo o mundo.

Vim para casa feliz e animadaça e revoltei a ouvir a maioria das músicas, swing e big band, quase 100 anos depois, liguei o meu imaginário nos anos 30, quando eu ainda nem existia.~

Publicado em NVR 15|10|2025

"ECOS" - António Carlos Cortez

 

"ECOS" - António Carlos Cortez

https://voca.ro/1kMidrPlLA3q

Voz: Anabela Quelhas

14 outubro, 2025

LAVAGANTE


Direção: Mário Barroso 

*****

12 outubro, 2025

11 outubro, 2025

A LINHA

 


****

Realização: Ursula Meier

OH HAPPY DAY

 


EM BOA COMPANHIA

10 outubro, 2025

as minhas gravatas

 Aprecio gravatas interessantes e originais. Por vezes uso-as, sem qualquer preconceito, de forma feminina, desconstruída e desarrumada, como quem usa um colar ou um lenço do pescoço. Elas são lindas e começo a ter colecção.

GRAVATA 1

"La Rève" - Pablo Picasso.


GRAVATA 2 

Juan Miró


GRAVATA 3

M. C. Escher




AUTO DOS ANFITRIÕES

 


"RODOPIO" - Mário de Sá Carneiro



https://voca.ro/17JSNBLsDeHT


Voz: João Carlos Carranca 


 

Play Time_ vida moderna.

 

*****

Realizador: Jacques Tati